GiffGaff

Get a free giffgaff Sim

sábado, 8 de dezembro de 2012

Insurance Number

Olá,
Aqui fica a minha experiência em obter o NATIONAL INSURANCE NUMBER !
https://www.gov.uk/national-insurance-number

Antes de embarcar nesta viagem, já tinha lido alguns blogs e falado com algumas pessoas sobre como tratar deste assunto!
O ideal é mal se estiver em território britânico e se obtiver um numero de telemóvel de uma rede britânica, aconselho não ligarem de telemóveis de amigos pois o numero com que ligam fica registado la no sistema deles e se então conseguirem logo ligar com um numero já vosso melhor ainda! Então devem ligar para a seguinte linha:

Jobcentre Plus application line
Telephone: 0845 600 0643
Monday to Friday, 8am to 6pm

São feitas algumas perguntas ao telefone, como a data de chegada, a morada e nome. É então agendada uma personal interview, ou seja uma entrevista em pessoa, numa agencia do centro de emprego que aqui se chama de Jobcenter Plus, a minha demorou 29 dias! Não é algo que vos impeça de trabalhar mas convém tratar o mais rápido possível pois é essencial ter isto tratado. Dentro de poucos dias recebesse em casa uma carta com a confirmação dos nossos dados e com o agendamento da dita entrevista para a obtenção do Insurance Number.
 
A minha entrevista foi esta semana, pontual como sou cheguei la cerca de 30 minutos antes da hora marcada, e se soubesse tinha chegado em cima da hora pois tivemos que ficar na rua ao frio a espera da hora pra entrar..não entendi bem este processo mas pronto, são maneiras de trabalhar!
Então já estávamos umas trinta pessoas a espera, pessoal de todos os cantinhos do mundo, e la aparece a funcionaria a gritar pelo pessoal daquela hora para entrar e fomos divididos por dois pisos. Chegando a recepção entregasse a carta com a marcação á recepcionista e toca a esperar mais um bocado, mas desta vez com sofás e uma sala quentinha!
A funcionaria que me atendeu, coitada mal sabia dizer o meu nome, e se há coisa que me irrita é que me queiram chamar de Joseph quando o meu nome é José!! Pessoalmente não concordo com a adaptação de nomes, um nome é um nome! Mas pronto lá percebi que deveria ser por mim que chamavam, e devo ter apanhado a funcionaria mais apanhada do sistema daquele lugar! Os 10 minutos que estive com ela se obtive dela 2minutos de atenção foi muito porque todo o resto do tempo ela passou a falar sozinha para o computador! hehehe :) enfim!
No meu pequeno tempo de atenção la confirmou comigo a minha data de chegada ao Reino Unido, o numero de passaporte, a morada, contacto, e o que estava a fazer aqui.
Mandou-me voltar para a área de espera onde uns 15minutos depois um outro funcionário chama pelo meu nome, devolve-me os documentos bem como um documento que mostra que o meu insurance number esta a ser tratado e que em menos de duas semanas tenho o numero em casa!
Hora então de voltar a meter a mochila as costas e continuar a descobrir a cidade :)
 
Espero que tenham gostado desta pequena aventura, espero com estes pequenos testemunhos vos possa ajudar com pequenas linhas de orientação, sempre aberto a comentários, perguntas, duvidas e questões! Não sou perfeito, e o meu objectivo deste blog é poder dar um pouco de apoio aqueles que como eu decidem fazer algo melhor pela vida!
 
Um bem haja e obrigado pelo vosso tempo na leitura deste espaço!

2 comentários:

  1. Olá José.

    Desde já obrigado por teres partilhado a tua recém experiencia no UK. Tenho estado atento ao teu blog nos ultimos tempos porque vou efectivamente para o Reino Unido dentro de pouco. Tens feito um excelente trabalho ao partilhares aqui muita coisa que eu só saberia no UK ;)

    Tenho uma duvida para te colocar:

    Referiste que seria ideal ter um numero de uma operadora britânica para nos poderem ligar de volta sobre o Insurance Numbre. Quando chegaste aí tiveste que comprar um telemovel ou já trazias algum desbloqueado e apenas compraste o cartão da operadora?

    Obrigado desde já pela resposta e votos de boas festas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pedro pelos comentarios e carinho demonstrado!
      Como digo este blog fiz com a intencao de poder ajudar e dar ideias a quem nesta aventura embarca! Pretendo-o manter simples e pratico!

      Quanto a tua questao, eu ja trazia de Portugal um telemovel desbloqueado pelo que para mim foi facil, apenas tive que ir a uma loja da especialidade PhoneHouse e comprei um cartao da rede "3" e por £15 por mes tenho internet ilimitada no telemovel, 300minutos pra rede britanica e 3000 mensagens.

      É uma questao de vires com uma ideia mais ou menos do que pretendes...aqui tambem tens telemoveis dos mais baratos aos mais xpto...de lembrar que em media €100 sao £70.

      Obrigado, e qualquer coisa ao dispor!
      Retribuo os votos de boas festas na medida do possivel!
      Abraco

      Eliminar