GiffGaff

Get a free giffgaff Sim

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Conta Bancaria Reino Unido

Aqui esta um tópico que me tinha vindo a inquietar a algum tempo, pois por conversas com algumas pessoas e leitura de alguns blogs e algumas paginas na net, seria um autentico filme e aventura abrir uma conta bancaria aqui no Reino Unido.
Ora chegado a um mês não tinha grande necessidade deste recurso, pelo que decidi adiar um pouco este assunto ate que me vi "obrigado" em ter que abrir uma conta por causa do trabalho.
Não sou de defender marcas nem empresas, mas fiz uma pesquisa rápida em alguns balcões dos seguintes bancos, como Barcklays, NatWest, Santander, HSBS.
Aconselho, sem duvida, pelo facilitismo, utilidade e simplicidade de todo o processo o Santander! http://www.santander.co.uk
 
De todos os outros exigiam um comprovativo de morada (visto estar num quarto não tenho nada em meu nome), uns exigiam recibo de ordenado, entre outras burocracias!
 
No Santander foi-me sugerida então uma solução bem rápida, simples e que respondia as minhas necessidades! Ora então a inicio podemos abrir uma Basic Account, que permite receber transferencias, fazer transferencias, um cartão que permite levantar ate £300 diárias (cuidado que nao da para usar em lojas para fazer pagamentos, apenas mesmo levantamento de dinheiro). Como o nome sugere mesmo é uma conta mesmo muito básica, e que ao fim de 6 meses permite uma revisão da conta para passar a uma conta corrente! 

Documentação que levei comigo foi o CDC (cartão do cidadão) e levei o passaporte. Só tive que dar a morada (sem qualquer comprovativo) e dar o meu numero de contacto!
Acredito entao que para quem quer abrir uma conta corrente "normal" seja um caso problematico ainda para mais para quem chegou a pouco tempo! Assim sendo julgo que seja esta uma solução pratica, pelo menos comigo demorou 5 minutos! Sai do banco já com um numero de conta, referencias para aceder ao homebanking e costou-me £ 0,00!!! NADA! E ainda pra mais não tem comissões de conta! Acho que é uma mais valia e uma boa dica!

Recomendo a abertura presencial, também a opção de fazer pelo site mas é mais burucratico e ao balcão eles confirmam logo todos os dados! ;)

6 comentários:

  1. Olá

    Estou desde já muito grata pelo teu blog que me tem sido bastante útil, tenho no entanto uma duvida que é a seguinte:
    Iremos embarcar para UK no próximo mês,embarcamos no ferry (barco) em Santander porque vou levar o carro para podermos ter mais mobilidade aí no destino (não vamos para Londres)
    Quais os documentos necessários para não termos problemas em Inglaterra para além do cartão do cidadão, falas em passaporte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Rosalia,
      A minha referencia ao passaporte surge no sentido em que antes de eu mesmo embarcar nesta aventura em conversa com amigos, leitura de outros blogs e ate mesmmo alguns sites apesar de estarmos dentro do espaco shengen, que permite a total liberdade de pessoas e bens pelos paises membros os ingleses sao um pouco, digamos, "Nariz empinado" hehe
      Eles aceitam o cartao do cidadao, mas pelo que consta ultimamente tem havido um grande problema com pessoas a entrar no UK com identidades falsas, fazem emprestimos, lesam o estado em fuga a impostos e desaparecem! Entao eles olham para o passaporte como um ducumento ainda mais autentico, e na minha opiniao e experiencia pessoal com o passaporte tem sido tudo mais simples.
      Foi um investimento (60€) que tive que fazer antes de vir mas que tem facilitado a vida!
      Espero ter sido util, Obrigado!

      Eliminar
    2. Bom dia José
      Agradeço desde já a resposta
      Como a nossa ida para UK está próxima gostaria de colocar outras duvidas que me vêm surgindo
      Como funciona "isso" do alojamento? ouvi dizer que pedem um "depósito", como conseguiste o teu, já o tinhas daqui ou procurastes no terreno?
      Parabéns por conseguires um emprego naquilo que gostas, monetariamente dá para teres uma vida desafogada?
      Rosália

      Eliminar
    3. Olá!
      Quanto a estes dois assuntos vou falar da pouca experiencia que tenho no assunto.
      Quanto a casa, na minha situacao atravez de um amigo consegui um quarto na zona3 de Londres(Londres divide-se entre a zona1, a mais cara, ate a zona6 mais acessivel) por £250 por mes, que foi um autentico achado, pois um quarto nesta mesma zona ronda as £100 £150 libras por SEMANA!!
      Tens varias maneiras de procurar casa, podes recorrer a sites como o gumtree.co.uk podes procurar em agencias e podes tambem procurar em jornais onde tens um contacto mais directo com o senhorio. Pelo que me apercebo seja atravez de senhorio ou agencia eles sao rigorosos na altura de arrendar. Ou seja, requerem o "Deposito" que varia de situacao em situacao mas pode ser o equivalente a um ou dois meses de caucao mais o mes de entrada, ou seja se arranjares um flat por £500 terias que desembolsar £1500. Mas como digo cada caso é um caso, ainda nao me parofundei muito nisso porque por agora estou bem ate me establizar com trabalho.
      A segunda questao, dinheiro! Bem, como é sabido Londres é uma cidade carrissiisssiiiissssiiiiiimmmma! Ainda pra mais para nos que vimos de um pais "agarrado" ao euro e que nada ajuda, para teres uma ideia 100€ da-te cerca de £70, logo no cambio ja se perde uma boa margem! Comer fora so em ocasioes especiais.
      Julgo que adaptando os nossos habitos ao estilo de vida da para ter uma vida desafogada mas ha que ter cautelas e evitar gastos desnecessarios!
      Pois os transportes sao carrissimos, rendas mais altas, tudo é mais caro!
      Uma vez mais da minha pouca experiencia por aqui pelo que percebo as empresas tem duas maneiras de remunerar o trabalhador, ou por um valor por hora ou entao por um salario. Aqui nas ofertas de emprego regra geral encontras o valor hora, que nao quero estar a mentir ronda as £6,43.
      Espero ter ajudado!

      Eliminar
  2. Bom dia

    Estou a procura de trabalho no Reino Unido sou portugues
    Pode me informar os documentos que necessito e os seus custos

    CUMPRIMENTOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Florindo,
      Peço desculpa a resposta tardia mas espero que ainda a tempo. Como membros da uniao europeia o Cartao do Cidadao ou BI sao suficientes. No entanto os ingleses nao gostam muito e torcem o nariz quando apresentamos estes documentos...pelo que a minha sugestao se puder é trazer o passaporte. Quando tirei o meu a ano e meio atraz custou-me 70€.
      Um abraco

      Eliminar