GiffGaff

Get a free giffgaff Sim

A procura de trabalho em Londres

Olá a todos!
Nem sempre a paciência é muita para se escrever qualquer coisa mas hoje vou dedicar o meu dia a tentar actualizar as coisas por aqui!
Fez ontem um mês que cheguei a Londres, depois de uma viagem que correu até bem, tirando apenas o facto de ou em Lisboa ou em Gatwik me terem dado cabo da mala (já fiz reclamação a TAP) correu tudo bem!
Nada como vir precavido, e com algumas referencias de preferência!
Estando instalado a melhor coisa a fazer é vestir roupa quente e confortável, um bom calcado e de cv's na mão ir de porta em porta em busca de trabalho! Apesar de que praticamente tudo por estes lados se faz pela net, na minha opinião pessoal o melhor é mesmo mostrar que temos essa vontade e que estamos a procura de trabalho.
Sinceramente agências só em ultimo caso e estejam mesmo desesperados!
Durante 9 anos trabalhei em cinema em Portugal e o meu sincero desejo era poder continuar na mesma área, e sinceramente aqui não foi fácil, mas consegui! Não pela net, não pela "cunha" de ninguém mas com determinação e sem vergonha de mostrar que estava a procura de trabalho. Levou-me um mês ate conseguir trabalho! Na minha opinião Londres pela cidade e pela diversidade que tem devemos procurar algo em que nos sentimos confortáveis em fazer! Aconselhável e praticamente essencial é trazer algum inglês na "bagagem", pois não nos podemos esquecer que nos é que nos estamos a tentar integrar nesta sociedade e não ao contrario! Não podemos esperar por uma vida facilitada pois isso não é verdade nem fácil de conseguir!
Com um inglês muito básico ou praticamente nulo há uma grande probabilidade de sermos enganados, e tentarem fazer de nos autenticas marionetas em que brincam connosco da forma que querem! Tive uma experiência menos positiva, mas a qual não me envergonho de partilhar, isto para vos mostrar como as coisas funcionam e há uma tentativa de sub aproveitamento dos menos hábeis! Então aqui vai, durante a minha insistente procura de trabalho decidi visitar a famosa agência de trabalho de um português em Londres. La chegado preencho o meu nome na lista de espera e preencho o formulário de inscrição. Ao fim de dois três dias la aparece um trabalho, supostamente para Hotel Porter, eu todo contente la vou com o envelope na mão ter ao dito hotel onde sou convidado a estar na próxima manha as 7h para começar o "treino". Nesse dia la chego e quando dou por mim andava a acartar lixo, limpar wcs do staff, limpar a rua a volta do hotel....enfim, comecei a fazer perguntas e respostas nada! Trabalhei durante a manha e ao inicio da tarde após 30min pra refeição começo impaciente a fazer perguntas pois queria pelo menos ver a situação esclarecida, não me importava de fazer aquele trabalho mas ninguém sabia de nada nem me davam respostas...ate que vim a saber que teria que trabalhar 3 dias a borla sem receber qualquer contribuição quer para transportes quer alimentação e que só no final do 3 dia diriam se ficaria ou não! Quer dizer, iria trabalhar os dias mais movimentados do hotel pois o primeiro dia foi uma sexta-feira depois sábado e domingo, e depois o mais certo ela "levar um pontapé no cu" desculpem me o português!
Ora a ideia que fiquei desta experiência é que não passa nada mais do que um esquema em que as pessoas trabalham a borla os 3 dias sem qualquer tipo de vencimento, o hotel fica com o trabalho feito, e suponho eu a agência deve então receber qualquer coisa por ter mandado as pessoas! Isto são apenas deducoes minhas, opiniões formadas pela minha experiência, não tenho qualquer prova de que assim seja!
Mas onde já se viu ter que trabalhar a borla 3 dias para depois saber se fui escolhido ou não?!?! Hum...decidi nessa mesma tarde que não era para mim aquilo e que aquela historia estava muito mal contada, no entanto dessa experiência nem tudo foi mau, conheci pessoas fantásticas de diferentes origens e cada um com um pouco de historia a contar!
Conclusão sobre trabalho recomendo procurarem algo que estejam habituados a fazer, sei que ao inicio há a tendência do "faço tudo", mas aqui a ideia que fiquei foi que eles procuram saber o que realmente cada um sabe fazer para assim tirar o maior proveito do saber e experiência da pessoa!
Tendo ido a entrevista para o cinema onde vou trabalhar passei na entrevista pessoal onde temos que dar algumas refencias sobre a cultura cinematografica e sobre alguns aspectos pessoais numa breve e simpática conversa. O cv foi visto de uma ponta a outra com algumas perguntas pelo meio mas nada de especial, é perguntada a disponibilidade e vontade em se trabalhar! Ficaram no meio dia de dizer se havia sido seleccionado para continuar o processo de selecao. Já haviam passado umas horas e estava eu as comprar quando recebo uma chamada a dizer que tinha passado nos requezitos e que avançava para o próximo passo de selecao!
Então tive que fazer um teste de duas horas, todo ele em inglês, sobre tudo o que há e acontece num cinema! Não foi fácil, mas os 9 anos de experiência trazidos de Portugal ajudaram imenso e passei no teste com uma das melhores notas com 94% de sucesso! Fiquei muito orgulhoso de mim mesmo e domingo começo a trabalhar para poder por em pratica todo o meu conhecimento!
 
Conselho: Sigam os vossos instintos, lutem, trabalhem, como português falo em que temos a tendência a ser comodista e a olhar ao nosso umbigo! Mas nesta situação em que estamos a lutar por uma vida e um futuro melhor porque não descermos um pouco a terra e ser mais humildes e ajudar uns aos outros nem que seja com um sorriso pode marcar a diferença no dia de alguém!

 
 
Um bem haja e desculpem o testamento hehe

8 comentários:

  1. Vou viver para Londres em Janeiro de 2013. Encontro-me a fazer uma pausa no meu curso universitário pelo que aqui em Portugal 'não sei fazer nada'
    Quais são as minhas alternativas? Não quero trabalhar de borla mas terei que trabalhar em algo indentico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia "Anonimo" obrigado por leres o meu blog e pelo comentario. Quanto a tua duvida, se tiveres um ingles razoavel consegues arranjar trabalho na area do retalho, por exemplo Zara, Primark, MCDonalds, KFC, Nero, etc, quando chegares ao UK procura primeiro nestas lojas de caracter mais internacional talvez seja mais facil.

      Eliminar
  2. Qual é o ordenado minimo aí em Londres colocado em euros? Aí o tempo não é meio cinzentão?

    ass: Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui so se tiveres um bom emprego é que tens um salario, Regra geral é pago um valor hora, o minimo nacional esta neste momento nos £6,47. Ha patroes que optam pagar mais, outros pelo minimo.
      Quanto ao tempo estes ultimos dias tem estado um sol fantáastico!! A minha experiencia aqui ainda é recente...mas o inverno foi bem cinzento e escuro!

      Eliminar
  3. Tb tou a pensar emigar. Aqui em portugal recebo pouco e pago muito não dá para juntar nada... Q tristeza...

    ass: Paula

    ResponderEliminar
  4. O que me levou em Novembro passado em arriscar foi mesmo o evitar essa situacao! Fico triste em ver que quando o povo se reune é para beber umas cervejas, descer a avenida, cantar "E o povo pahhh, e o povo pahhhh"... e nada mais acontece! Eu sinto que nao tenho que pagar pelo que nao fiz, por isso prefiro dar o meu contributo a uma economia que sabe valorizar esse esforco! (refiro-me aos milhoes que vieram da Comunidade Europeia, gastos sabe-se la em que e que agora tem que ser devolvidos mas nao ha "guitar")

    ResponderEliminar
  5. Qual é então o ordenado minimo em euros?

    ResponderEliminar
  6. 1£ = 1,18€ +/- o valor hora minimo sao 6,47£...o valor final depende do numero de horas que trabalhas

    ResponderEliminar