GiffGaff

Get a free giffgaff Sim

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Londres, 1 ANO!!!


Olá!!!!

     
     E assim já vai um ano desde que cheguei a Londres!!
365 Dias de aventura, descobertas, alegrias, tristezas e todo um grande conjunto de outros sentimentos mas aquele que mais salta cá dentro do Eu são a Saudade! Palavra tão típica portuguesa, de rara tradução específica. Saudade da família, amigos, conhecidos, do sol, da comida e em geral de tudo o caracteriza o ser português.
     Por vezes em Londres conhecendo novas pessoas que por alguma razão já moraram em Portugal e relatando o típico dia-a-dia lá vivido aguça ainda mais a saudade mas enforça o orgulho em ser português.
     Todos sabemos que a situação agora vivida ai não é fácil, na minha opinião sincera espero voltar a Portugal num prazo de 4 a 5 anos, isto se a situação socioeconómica estiver estabilizada...Mas sabe Deus o nosso futuro no amanha!

     Posso resumir este ano de Londres de uma forma positiva. Vir minimamente preparado foi essencial, amigos que ajudaram com dicas, informações, palavras de carinho e incentivo também foram essenciais! Não esqueço aqueles que me tentaram dissuadir de arriscar esta aventura, mas qual seria o meu futuro ai? Estar em casa a ver TV continuando a beneficiar do fundo de desemprego?
   Naooooo isso não é para mim, eu sou activo e produtivo. Tenho tempo para os benefícios quando me reformar, arranjar uma casa no Algarve e descansar a beira do mar!
    Como sabido Londres é uma das cidades mais caras do mundo, tudo custa dinheiro...e não é pouco.
     A rede de transportes na cidade é boa e faz um ciclo de 24h/7 por isso há transportes a toda a hora quase para toda a cidade, o metro ou "tube" como aqui lhe chamam, tem horários mais restritos.
     
     Pensar em mudar para Londres deve ser com cautela, pois isto já não é o paraíso que já foi em tempos. Agora é muito mais difícil arranjar trabalho, só para dar uma ideia uma marca de cafés "Costa" tem em média 150 candidatos para uma vaga de trabalho. A competição é grande, em Londres habitam 10milhões de habitantes por isso não se pode esperar em apanhar o avião e no dia seguinte arranjar logo trabalho. Como diz o ditado português "são tempos de outro Rosário". Na procura de trabalho recomendo imprimir uns quantos CV´s e andar pelas ruas a entrega-los em mão. Na minha experiencia pessoal agências foram apenas uma perca de tempo. O ideal é na vossa área de especialidade pesquizar no Google empresas relacionadas em Londres e ir lá directamente ou então ver através do website se há vagas no momento.
      Como a minha área de especialidade era cinema ao fim de um mês consegui trabalho num dos principais cinemas de Londres e da europa, onde já tive oportunidade de conhecer o Príncipe, o Tom Cruise, Tom Hanks, Sandra Bullock entre muitos outros!! "Ossos do oficio" diria eu!
    Posso vos dizer que mesmo tendo trabalho estou constantemente à procura de novas oportunidades, não da para encostar a bananeira e relaxar, pois isso é a morte do artista!
     Em Londres só boas posições em certas empresas garante um salário, o mais comum é se ganhar à hora, neste momento o valor hora mínimo no UK é de £6.47/h, no entanto o valor mínimo recomendado para Londres são cerca de £8/h, mas as empresas não são obrigadas a se comprometer com este valor, optando pagar o mínimo nacional.
     Na altura de procurar quarto/casa em Londres há que pensar numa bolacha, olhar do centro para fora, quanto mais no centro da bolacha mais caro fica e subsequentemente quanto mais afastado do centro mais em conta. Depois há que ter em conta sem tem contas incluídas ou não, council tax, tv licence...etc! As vezes o barato sai caro! Há que explorar todas as hipóteses.
     
     Para se trabalhar no Reino Unido é essencial tratar de duas coisas básicas, Conta Bancária e o Nino.
   Conta bancaria pode-se abrir facilmente no Lloyds ou no Barclays. Regra geral basta um documento de identificação (preferencialmente o passaporte mas o cartão do cidadão também serve) e um comprovativo de morada. Algumas agências podem ser esquisitas quanto a exigência de comprovativo de morada, a minha sugestão é se estiverem a sentir problemas experimentem outra agência.
    O "NINO" é o famoso insurance number, o equivalente à segurança social em Portugal, convém ser tratado o quanto antes pois é essencial para quando estiverem a trabalhar pagar os taxes certos! Informação sobre este assunto podem encontrar mais detalhadamente no poste que fiz anteriormente sobre isto com procedimentos e contactos! (o mesmo se aplica a conta bancaria!)
     
     Para evitar gastar muito dinheiro em transportes o ideal é comprar o cartão Oyster que é válido em toda a rede de transportes em Londres, o cartão custa £5 reembolsáveis. Nesse cartão pode-se à semelhança do Lisboa Viva carregar apenas dinheiro para gastar ou passes diários, semanais, mensais e anuais. Por quanto maior o tempo do passe maior o desconto, podem encontrar toda a informação sobre este assunto em www.tfl.gov.uk
     Nesta aventura por terras londrinas tive a oportunidade de conhecer muita gente, ver coisas que nunca pensaria ter visto, aqui há oportunidades mas tem que se lutar e procurá-las pois elas não vêem ate nos numa bandeja.

    Entretanto algumas fotos minhas foram escolhidas pelo I´m Nikon Uk para fazer parte dos álbuns de Facebook da mesma marca, um dos meus hobbies sendo valorizado e reconhecido!
     Se estão a pensar em emigrar eu digo Sim, tenham força animo e esperança! Mas não venham a contar com Ovos de Ouro, esse tempo já foi, agora é uma sociedade muito mais competitiva! E pensem bem porque o Reino Unido é grande, há também oportunidades por todo o pais não somente em Londres!

     Este é o meu pequeno resumo de um ano por Londres, alguma duvida não hesitem em contactar josesilvalx@gmail.com ,todas as fotos postadas no blogue e na pagina de facebook são de autoria própria e protegidas por copyright. Não se esqueçam de divulgar e partilhar com os amigos e conhecidos, não sejam invejosos ao ponto de ficar com a informação só pra vocês, no fim de contas eu partilhei Contigo!!! ;)


Um bem haja a todos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário